A Câmara Municipal de Vila do Conde selecionou a Escola Básica de Real de Vilar do Pinheiro para inaugurar um novo modelo de política pública que aposta numa maior proximidade e envolvimento da comunidade escolar e educativa, na obra e empreitada, através de mediação comunitária que envolve obrigatoriamente todos os agentes educativos.
A Requalificação Participada da EB/JI e o Projeto de Arquitetura Social com mediação comunitária “O nosso futuro”, (integrados no eixo V.I.C.E VILA – Vila Inclusiva Cívica e Empreendedora do Plano de Ação Comunidades Desfavorecidas de Vila do Conde (PACDVC))foi apresentada e explicada por Vítor Costa.
O presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, acompanhado da vereadora da educação, Carla Peixoto, abriu a sessão.
Seguiu-se a apresentação da obra e intervenção de requalificação física pelo chefe divisão, Pedro Reis e a apresentação das sessões do processo mediação comunitária com fóruns participativos, pelo coordenador do PACDVC, Manuel Pereira, e a intervenção da diretora do Agrupamento de Escolas D. João IV, Rosa Sampaio.
Este projeto é financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) no montante de 520 000 euros e comparticipado pela Câmara Municipal de Vila do Conde no valor de 119 600€.