O município de Vila do Conde instalou cinco novos abrigos e pontos de alimentação destinados a colónias de gatos, abrangidas pelo Programa CED – Capturar, Esterilizar, Devolver.
Este programa tem como objetivo controlar a população felina de rua, através da captura dos animais, esterilização, colocação de microchip em nome do município, vacinação antirrábica, desparasitação interna e externa, corte da orelha esquerda (para identificação) e devolução ao seu local de origem.
A autarquia alega que, entre os principais benefícios do Programa CED, estão o controlo populacional, a redução significativa de ruídos durante a fase de acasalamento e de disputas territoriais, a diminuição de odores provocados por machos não esterilizados, bem como o controlo de roedores. As colónias geridas no âmbito deste programa não representam risco para a saúde pública, garante o município.
Para a Câmara de Vila do Conde, “um elemento fundamental do sucesso desta iniciativa é o papel desempenhado pelos cuidadores das colónias, que, para além de alimentarem os gatos com ração seca e água em locais autorizados, asseguram a limpeza e vigilância dos espaços”.
Vila do Conde mantém, desde julho de 2022, um protocolo com a Associação Animais de Rua para a execução do Programa CED. Até ao momento, já foram intervencionados cerca de 1.000 animais, distribuídos por 115 colónias, em diversas freguesias do concelho.