Vila do Conde escolhe grupo escultórico para Peça do Mês

Vila do Conde escolhe grupo escultórico para Peça do Mês

Para Peça do Mês de Agosto, o Museu de Vila do Conde associa-se à 43ª Feira Nacional de Artesanato e seleciona, para exposição nos Paços do Concelho, o grupo escultórico modelado em barro cozido e policromado, pertencente à Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde.

A peça foi executada pelos ceramistas João Pinto, Fernando Miguel, Delfim Manuel e João Gomes, no ano de 2019, durante a realização da 42.ª edição da Feira Nacional de Artesanato, ano em que a cerâmica ocupou um lugar de destaque e reuniu alguns dos principais nomes nacionais da produção ceramista, oriundos dos centros oleiros de maior relevo do País, de que são exemplo Barcelos, Caldas da Rainha e Reguengos de Monsaraz.

Da representação, destacam-se duas figuras masculinas embriagadas, utensílios de olaria tradicional portuguesa (cântaro, jarros, barris, potes, canecas, garrafas e alguidares) e instrumentos musicais tradicionais portugueses (acordeão, reque, pandeiro, flauta transversal, bombo, tambor e ferrinhos).

O Grupo escultórico foi doado pelos ceramistas à Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde encontrando-se em regime de depósito no Museu de Vila do Conde.

Esta obra de arte pode ser apreciada nos Paços do Concelho de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.

Partilhar:
  •  
  •  
  •  
  •  
Subscreva a nossa Newsletter