Vila do Conde é um dos 194 concelhos com uma mulher na corrida eleitoral

Câmara de Vila do Conde averigua alegada ilegalidade na casa da ex-presidente
Imagem CMVC

Cerca de 63% dos 308 concelhos de Portugal têm pelo menos uma mulher como candidata à presidência de câmara, nas autárquicas de domingo, com Braga a bater o recorde, com cinco candidaturas.

Segundo um levantamento da agência Lusa, 194 concelhos têm candidatas como cabeças de lista, o que representa 62,9% dos 308 municípios do país. São 114 os concelhos sem qualquer mulher candidata à presidência da câmara.

O concelho com mais mulheres candidatas à presidência de câmara é Braga, com cinco, seguido de Lisboa e Santa Maria da Feira, com quatro, e de 14 municípios com três mulheres na liderança de listas: Almada, Cantanhede, Marco de Canaveses, Amadora, Figueira de Castelo Rodrigo, Miranda do Douro, Arouca, Mafra, Ponta do Sol, Póvoa de Varzim, Ribeira Grande, Santana, Viana do Castelo e Vila Verde.

Em 2017, foram eleitas 32 mulheres como presidentes de câmara, pouco mais de 10% do total de líderes de executivos municipais escolhidos.

O distrito do Porto tem três Câmaras Municipais lideradas por mulheres Vila do Conde, Matosinhos e Marco de Canaveses).

Vila do Conde é dirigido por uma mulher, há oito anos. Elisa Ferraz recandidata-se ao seu terceiro e último mandato, contra oito homens que estão na corrida.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter