Vila do Conde celebra sábado o Dia Mundial das Bibliotecas

Vila do Conde celebra sábado o Dia Mundial das Bibliotecas
Biblioteca de Praia

A 01 de julho também se celebra, em vários países o Dia Mundial das Bibliotecas.

Embora a comemoração não seja oficial, esta data visa enaltecer a importância da leitura na educação e formação das pessoas, tal como é referido no manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas.

Porta de acesso local ao conhecimento, durante séculos, as bibliotecas foram repositórios do conhecimento, albergando, tratados científicos que possibilitaram a evolução e aperfeiçoamento da ciência e tecnologia ao longo da existência da humanidade, mas também a criação literária dos vários autores e eruditos, fossem romancistas, poetas ou dramaturgos.

A Biblioteca foi também encarada como um sinal de civilização e elevação, conferindo estatuto de erudição às várias comunidades que as construíram e a apetrecharam com as principais obras criadas pelos diferentes povos.

Na atualidade, as Bibliotecas de Leitura Pública procuram afirmar-se como espaços de inclusão, democráticos e disponíveis para todos, proporcionando um conjunto de serviços e valências que respondam às necessidades de cada um.

Neste contexto, a Biblioteca Municipal José Régio preparou um programa que procura assinalar esta data.

Este sábado abrem as ses bibliotecas de praia em Vila do Conde, Azurara, Arvore, Mindelo, Vila-Chã e Labruge. Trata-se de um serviço cultural descentralizado, que procura proporcionar o contacto com os livros e a leitura em ambiente descontraído. Até 03 de setembro, com direito a esplanada, há jornais, revistas e livros que podem ser requisitados por empréstimo.

Na Biblioteca sede, durante a manhã, vão estar a autora Sofia Pinto e Abílio Santos, que, em parceria, proporcionam uma ‘Hora do Conto’ com a “A menina que queria consertar corações”. segue-se um workshop de ilustração que desvenda as técnicas e segredos usados na criação dos desenhos. De tarde, há a habitual atividade ‘contos ao sábado’, com Rui Ramos e a sessão “Magicontar”, com muitas histórias e truques de magia.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter