Vila do Conde assinala hoje um mês para o São João

Vila do Conde assinala hoje um mês para o São João
Vila do Conde Fonte São João

Os primeiros sinais das festas ao padroeiro de Vila do Conde são dados esta noite, pelos dois ranchos da cidade, numa evocação às trovas que as freiras de Santa Clara entoavam.

Rancho do Monte, a partir do Monte do Mosteiro e Rancho da Praça, no adro da Igreja Matriz, lançam trovas a São João, naquela que é também a primeira picardia entre os dois rivais, protagonistas das festas de Vila do Conde.

Daqui por um mês a rivalidade vai estar ao rubro.

Os ranchos vilacondenses, Monte e Praça, “planeiam esta data ao longo do ano de forma a manter viva a tradição que diferencia a cidade na celebração deste santo popular”, revela Tiago Roque, componente atual do rancho da Praça.

Com coreografias pormenorizadas e antecipadamente preparadas, na grande noite, os dançarinos desenham as rendas de bilros pelas ruas da cidade. “As danças são inspiradas nas rendas de bilros, um olhar atento consegue ver o padrão presente nas almofadas”, assinala o presidente do rancho da Praça, Artur Bonfim.

A divergência entre as associações funde-se na devoção comum ao santo.

Carlos Pontes, presidente do Rancho do Monte, atribui a essência do São João vilacondense à rivalidade saudável que mantém a vivacidade da festa “A rivalidade é boa, cada um dá o seu melhor”.

Para o rancho do Monte, este momento serve para assinalar toda a devoção, amor e carinho pelo santo e por toda a festa e cerimónia inerente a esta celebração.

 

 

Inês Raposo e Nuno Moura (Estagiários do Curso Ciências da Comunicação da Universidade da Maia)

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter