Vila do Conde apresenta plano de promoção da saúde mental de cinco mil alunos

Foto CMVC

A Câmara de Vila do Conde colocou em prática um plano para promover a saúde mental em contexto escolar, que pretende abranger mais de cinco mil alunos de estabelecimentos de ensino do concelho.

‘PlenaMente’ é o nome do programa, que irá debruçar-se sobre jovens que frequentem o segundo e terceiro ciclos do ensino básico, mas também estudantes do ensino secundário, e ainda professores e auxiliares da ação educativa.

A iniciativa vai, por enquanto, prolongar-se por dois anos letivos, e tem como base um estudo, já promovido pela autarquia junto da comunidade escolar, executado por duas docentes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Já foi traçado um diagnóstico inicial.

Apesar de os resultados obtidos demonstrarem que a perceção da qualidade de vida e o sentimento de bem-estar psicológico dos alunos são moderados, houve, porém, “alguns indicadores de natureza depressiva que nos alertam para trabalhar estas questões no contexto escolar”, explicou Carla Peixoto, vereadora da Educação e Ciência da Câmara de Vila do Conde, na apresentação do programa.

A autarca considerou que os dados “não são alarmantes, até porque estão coerentes com os indicadores a nível nacional”, mas sugerem “a necessidade da Câmara dar o seu contributo num tema tão importante e atual”.

A vereadora adiantou que o projeto “já está no terreno” com a execução do estudo de caracterização, a par da formação e capacitação do pessoal docente e não docente, cerca de 200 pessoas, que vão trabalhar com os técnicos disponibilizados pela autarquia.

Este programa ‘PlenaMente’ está inserido no Plano de Ação para as Comunidade Desfavorecidas de Vila do Conde 2023-2025, promovido pela Câmara, e foi apresentado, esta terça-feira, dia 10, no Dia Internacional da Saúde Mental.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter