Vice-presidente da Câmara da Maia apresenta livro sobre mulheres do Clube Unesco

Foto Facebook Emília Santos

“A Mulher da Maia. Elites no feminino: a Senhora e a Lavradeira Rica” é o título do livro que foi lançado, no sábado, pelo Clube Unesco da Maia, com apresentação da vice-presidente da Câmara Municipal, Emília Santos.

A obra diz respeito ao período de final do séc. XIX e início do séc. XX e reúne o contributo de 22 autores, na sua grande maioria, membros do Clube UNESCO da Maia, que deram corpo ao objetivo anunciado aquando da edição do 1.º volume voltado para a temática da mulher e que passava por aprofundar a problemática da mulher, na sociedade maiata.

O livro aborda as condições económicas e sociais específicas da Senhora e da Lavradeira Rica, posicionadas, deste modo, no topo da pirâmide social, no lado oposto ao da mulher do campo estudada no 1º volume.

Este livro foca-se no estudo das microbiografias de oito mulheres nascidas na Maia ou que fizeram das Terras da Maia a sua terra: Ângela Adelaide de Calheiros e Menezes, Carolina Michaellis de Vasconcelos, Catarina Justina Bellocq, D. Maria Peregrina de Sousa, Guilhermina Suggia, Maria da Conceição de Lemos Pereira de Lacerda Sant´Iago Magalhães, Maria Margarida de Oliveira Pinto e Rita de Moura Miranda Magalhães.

Emília Santos destacou que o livro “ganha ainda mais relevância ao oferecer-nos o Contexto Geográfico e Administrativo que faziam da Maia a terra de eleição de vilegiatura da burguesia portuense, o papel da Mulher e a evolução da sua emancipação à luz do direito e da lei”.
A autarca maiata sublinhou também os textos dedicados à Mulher da Maia no contexto sociopolítico e cultural.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter