Universidade Júnior de volta ao formato presencial passa pelo CCV de Vila do Conde

CCV

Três anos depois, a Universidade do Porto volta a aproveitar os meses de verão para abrir as portas das suas salas de aula e laboratórios a mais de três mil alunos do ensino básico e secundário.

As incrições para a Universidade Júnior 2022 abrem hoje para programas destinados a alunos do 5.º ao 8.º anos de escolaridade e amanhã7 de junho para alunos do 9.º ao 11.º anos, sempre às 21 horas.

De volta ao formato presencial, o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário propõe duas semanas (18 a 22 de julho e 25 a 29 de julho) de atividades, a decorrer nas diferentes faculdades da Universidade e num conjunto alargado de entidades parceiras (i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da U.Porto, Porto Business School, Centro Ciência Viva de Vila do Conde, Museu da Alfândega, Visionarium – Multimeios de Espinho, Parque Biológico de Gaia, Museu Futebol Clube do Porto, ou ESEP – Escola Superior de Enfermagem do Porto).

O programa geral da Universidade Júnior fica completo com a Escola de Línguas, destinada a todos os alunos do 5.º ao 11.º ano. A decorrer na Faculdade de Letras (FLUP), este programa dá aos participantes a oportunidade de aprenderem várias línguas estrangeiras à sua escolha.

Os alunos mais velhos (10.º ao 12.º ano) têm ainda à disposição um conjunto de escolas temáticas de introdução à investigação, a decorrer entre julho e setembro, e acessíveis apenas por candidatura. A participação nestas escolas está dependente dos bons resultados escolares do aluno, embora os critérios de seleção variem de programa para programa.

A inscrição nos diferentes programas da Universidade Júnior 2022 tem um custo de 100 euros por semana (com a exceção das Escolas de Introdução à Investigação onde o valor pode variar) e inclui o seguro escolar, os materiais das atividades e o almoço. Para os alunos residentes em locais mais distantes da cidade do Porto, a U.Porto disponibiliza ainda um programa de alojamento que permite a estes participantes pernoitar durante toda a semana na Invicta.

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter