Universidade da Maia distinguida com Prémio FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior

Candidatos ao ensino superior vão ter mais opções de exames por onde escolher
Foto de arquivo: © A. Santos

A Universidade da Maia, a Universidade de Évora, a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto e o Instituto Piaget de Almada são as instituições de Ensino Superior vencedoras da segunda edição do Prémio FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior. Vão ser distribuídos 105 mil euros pelos quatro projetos selecionados.

Os projetos vencedores são o WELL.Be: Promoção da Saúde Mental e Bem-Estar no Ensino Superior (Universidade da Maia), o projeto MAIS – UÉ: Mente Ativa e Inteligência Socioemocional no Ensino Superior (Universidade de Évora), o Escola com REDE – Promover a Saúde Mental na ESS-P.Porto (Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico do Porto) e o projeto Nós e os laços – Promoção da saúde mental no ensino superior (Instituto Piaget de Almada).

O Programa FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior resulta de uma parceria entre a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e tem o alto patrocínio da Presidência da República. Tem por objetivo contribuir para uma menor prevalência de problemas de Saúde Mental entre os estudantes universitários.

O júri foi composto por Ana Isabel Lage Ferreira, membro da direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Ângela Maia, docente no Departamento de Psicologia Aplicada na Escola de Psicologia da Universidade do Minho e Ângela Noiva Gonçalves, subdiretora-geral do Ensino Superior.

O projeto WELL.Be: Promoção da Saúde Mental e Bem-Estar no Ensino Superior está organizado em dois eixos: informar e promover & prevenir. As ações assumem um carácter universal, dirigindo-se a todos os estudantes da UMaia, com enfoque no desenvolvimento de competências socioemocionais e promoção da resiliência e saúde mental da comunidade estudantil.

Com o primeiro eixo – informar – pretende-se, por um lado, implementar ações que permitam mapear a saúde mental dos estudantes no sentido de sustentar a tomada de decisão baseada em dados.

O segundo eixo – promover & prevenir – assenta num conjunto de ações de promoção de competências socioemocionais, tendo em vista a prevenção de problemas de saúde mental.

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