As Olimpíadas de Educação Financeira dos projetos “No Poupar Está o Ganho” e “Por Tua Conta” premiaram, a nível municipal, duas turmas da Maia, pelos conhecimentos adquiridos na área da literacia financeira. A competição contou com milhares de alunos do 1.º ao 12.º ano, incluindo o Ensino Profissional.
Responder a um quiz digital com 60 perguntas foi o desafio lançado pelas Olimpíadas de Educação Financeira às turmas de dois projetos educativos implementados na Maia: “No Poupar Está o Ganho” e “Por Tua Conta”.
Em comum, estes programas de educação financeira partilham o objetivo de capacitar crianças e jovens para a importância do dinheiro e da poupança, contribuindo para que se tornem futuros consumidores mais informados e conscientes.
Com o mesmo propósito, ambos os projetos lançam anualmente as Olimpíadas de Educação Financeira. Na mais recente edição, milhares de alunos empenharam-se na conquista dos primeiros lugares, procurando responder acertadamente às questões no menor tempo possível.
Entre os premiados, estão duas turmas que alcançaram os melhores resultados do concelho da Maia. No âmbito No Poupar Está o Ganho, sagrou-se vencedora municipal a turma 4.º FN4 da Escola Básica de Ferronho. Já no Por Tua Conta, venceu o 10.º I da Escola Secundária de Castelo da Maia.
Os alunos provaram os seus conhecimentos em temas como planeamento e gestão do orçamento, sistemas e produtos financeiros ou direitos e deveres do consumidor. A poupança foi também um assunto central na iniciativa, por ser prioritário para as famílias perante o cenário económico nacional.
Para além de integrarem o quiz das Olimpíadas de Educação Financeira, todos estes temas são abordados, ao longo do ano letivo, no decorrer do “No Poupar Está o Ganho” e do “Por Tua Conta”, que é implementado em escolas da Maia através de uma parceria com a Câmara Municipal.
Estes projetos de educação financeira proporcionam aos alunos conteúdos, recursos multimédia, fichas de trabalho e desafios que promovem a aprendizagem de forma prática e lúdica.
Já aos professores que participam com as suas turmas no “No Poupar Está o Ganho” e “Por Tua Conta”, é garantida formação e acompanhamento contínuo, para que consigam facilmente integrar a literacia financeira nos seus planos de aula.