Trabalhadores da Efacec em greve exigem intervenção do Governo e demissão da administração

Efacec_foto Arquivo

Os trabalhadores da Efacec voltam a estar em greve hoje e ainda nos dias 9 e 16 de dezembro. Exigem ao Governo a compra de matérias-primas e reclamam a demissão da administração.

Os trabalhadores da Efacec voltam a estar em greve esta terça-feira, dia 30, e de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte (Site-Norte), as greves decorrerão entre as 14h00 e as 16h00, à semelhança do que já aconteceu na paralisação do passado dia 10.

As novas greves foram decididas num plenário realizado esta sexta-feira e, segundo o sindicato, surgem na sequência de paragens forçadas de vários setores da empresa, que atua nos setores da energia, engenharia e mobilidade e tem visto a capacidade de produção comprometida devido à falta de liquidez para adquirir matérias-primas e pagar a fornecedores.

O Site-Norte tem vindo a reclamar a intervenção do Governo, enquanto “dono da Efacec”, para garantir que a empresa dispõe das matérias-primas necessárias para retomar a atividade com normalidade.

“O Estado, como dono da empresa, deve assumir o controlo da empresa com transparência e deve comprar matérias-primas para pôr a Efacec a trabalhar e a satisfazer as encomendas que tem em carteira”, defendeu Miguel Moreira, em declarações à agência Lusa.

Num comunicado divulgado na sequência da greve do passado dia 10, a administração da Efacec garantiu, contudo, que a empresa continua “a responder aos pedidos de clientes, a prestar serviço e a desenvolver novos projetos”.

“A empresa tem sentido o impacto global em todos os setores e áreas, devido à disrupção nas cadeias de abastecimento, causada pela pandemia, mas a produção mantém um ritmo variável dependendo das encomendas que tem em curso”, sustentou na altura.

A administração liderada por Ângelo Ramalho garantiu que “a confiança no futuro está assegurada, desde logo, pela carteira de clientes, dado que estão em curso novos projetos, resultado de novos contratos celebrados em 2021, para lá da carteira global que detém e que está a executar”.

De acordo com o Site-Norte, a “falta de dinheiro para pagar aos fornecedores e para comprar matérias-primas” é, no entanto, “uma situação recorrente na Efacec, que se vem arrastando há muito tempo, mas nos últimos meses agravou-se”, levando à paragem de vários setores da empresa.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter