Todos os idosos vacinados e 80% da população com vacinação completa contra a covid-19

As pessoas com mais de 80 anos vão receber a dose de reforço da vacina contra a covid-19 a partir do final de agosto ou início de setembro, anunciou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido. “O que se coloca neste momento é saber qual o melhor momento para avançarmos com a quarta dose ou dose de reforço. Face às características deste vírus, e estando a situação epidemiológica relativamente controlada, o que parece fazer mais sentido é que esse momento aconteça apenas antes do início do outono/inverno. Portanto, em final de agosto/início de setembro”, disse a ministra da Saúde, no Porto. Marta Temido adiantou ainda que a administração da dose de reforço às pessoas com mais de 80 anos está “em linha com a posição da Agência Europeia do Medicamento”. “Há evidência, que não é totalmente clara, [a administração do reforço] para a faixa etária entre os 60 e os 80 anos e parece haver alguma clareza de que abaixo dos 60 anos não se justificará”, descreveu. Marta Temido salvaguardou que “para grupos em função da sua situação de imunocomprometimento ou fragilidade imunitária”, a quarta dose “já está a ser passada com prescrição médica” e garantiu que Portugal está preparado para continuar o processo. A governante esteve hoje no Centro Hospitalar Universitário de São João a conhecer a remodelação da unidade de cuidados intensivos deste hospital.
foto de arquivo

O último relatório de vacinação contra a covid-19, da Direção-Geral da Saúde, indica que Portugal já tem 80% da população com vacinação completa contra a covid-19 e 85% com pelo menos uma dose administrada.

Mais de metade dos jovens entre os 12 e os 17 anos e todos os idosos acima dos 65 anos já têm vacinação completa.

Destaque para a percentagem de vacinação entre os jovens dos 12 aos 17 anos: 84% (525.426) já têm uma dose da vacina e 52% (320.708) a vacinação completa.

Dos 18 aos 24 anos, 88% tomou uma dose e 74% tem a vacinação completa.

Entre os 25 e os 49 anos, há 93% de vacinados com uma dose e 88% com a vacinação completa. Já entre os 50 e os 64 anos há 99% de vacinados com uma dose e 97% com vacinação completa.

Pela primeira vez, o relatório da vacinação avança que 100% dos idosos dos grupos etários dos 65 aos 79 anos e dos mais de 80 anos já está totalmente vacinada, o que representa um total de mais de 2,3 milhões de pessoas.

Também pela primeira vez três regiões – Norte, Centro e Alentejo – ultrapassaram os 80% de vacinação completa, seguidas de perto pela Madeira (79%), por Lisboa e Vale do Tejo (78%) e pelos Açores (77%).

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter