Teatro, dança, performances e muito mais no encerramento do Circular

Teatro, dança, performances e muito mais no encerramento do Circular
circular


O segundo e último fim de semana do 18.º Circular Festival de Artes Performativas apresenta um programa diversificado nas suas várias vertentes — dos espetáculos de teatro e dança à conferência e performance, passando pela música.

Nos dias 22, 23 e 24 de setembro, às 18h30, a encenadora e atriz Paula Diogo traz a Vila do Conde o espetáculo em formato de audiocaminhada “Terra Nullius” (ponto de encontro no Teatro Municipal de Vila do Conde). Paula Diogo faz uma reflexão a partir do conceito de “Terra Nullius”, termo criado pela lei internacional para definir territórios que não pertenciam a ninguém e que por isso podiam ser ocupados, como um espaço utópico, um território novo, onde é possível viver fora de leis de mercado e de produção.

Na sexta-feira, dia 23, às 21h30, o espetáculo “Artificĭu” de Inês Campos sobe ao palco do Teatro Municipal de Vila do Conde. Em “Artificĭu”, a artista multidisciplinar Inês Campos questiona os pressupostos da linguagem, do tempo ou memória, explorando o espaço simbólico do corpo, o real e o irreal. Inês Campos é bailarina, actriz, música e artista visual, co-fundadora da banda Sopa de Pedra, tendo trabalhado, por exemplo, com a coreógrafa Tânia Carvalho ou com a realizadora Cláudia Varejão, entre outros.

Às 22h30, também no Teatro Municipal de Vila do Conde, acontece o lançamento da edição #7 do Jornal Coreia de João dos Santos Martins, seguida da performance “Submission submission (unplugged)” de Bryana Fritz, composta por uma série de retratos performativos dedicados a santas medievais, de entre as quais, Cristina de Bolsena, Hildegarda de Bingen (Sibila do Reno), Catarina de Siena e Joana d’Arc.

Coreia é um jornal que faz dialogar diferentes práticas artísticas a partir da perspetiva da dança. De tiragem semestral e gratuito, publica escritos sob a perspetiva de quem faz, quem produz, quem vê e quem pensa as artes.

O programa de sábado, dia 24, inclui a conferência performativa “Lamento do Ciborgue” de Miguel Bonneville com leitura dos textos originais por Isadora Alves (17:00, Palacete Melo). A edição de “Lamento do Ciborgue” é um projeto complementar ao espetáculo “A Importância de Ser Alan Turing” que estreou, em 2020, no Circular. Na sessão, Bonneville fará uma contextualização geral do projeto e do seu processo de criação, bem como da sua relação com a vida e a obra de Alan Turing.

A conferência será seguida, às 18h00, pela performance “Pó de Lâmpada” de Gustavo Sumpta na Solar, integrada na exposição “Sob o Signo do Pneu” patente até 05 de Novembro.

Às 21:30 está marcada a estreia absoluta do concerto “Gesto e Síntese” de Diogo Tudela & Supernova Ensemble, este último parte integrante do projeto Artista Residente da Circular (Teatro Municipal de Vila do Conde). “Gesto e Síntese” é uma encomenda do Supernova Ensemble ao artista Diogo Tudela e desenvolve-se num espaço híbrido entre a performance e a instalação, numa co-produção do Circular e gnration. A instalação estará patente durante o Festival no Teatro Municipal.

Supernova Ensemble é o novo projeto do programa Artista Residente da Circular Associação Cultural que reúne músicos com formações variadas, como por exemplo o jazz, a música erudita, clássica, experimental, eletrónica, e conta com direção artística dos músicos José Alberto Gomes e João Tiago Dias.

O festival encerra às 22h30, no Auditório Municipal de Vila do Conde, com o multifacetado músico e artista visual Mike Cooper, num concerto “Planet Pacific and Island Gardens”, uma improvisação com lap steel guitar, eletrónica de contornos ambientais e vídeo.

Mike Cooper tem sido nos últimos 60 anos um viajante internacional e um explorador musical. Com 70 discos a solo lançados, entre muitos outros, iniciou-se nos anos 60 como guitarrista de folk e blues, tendo prosseguido para áreas musicais mais vanguardistas e experimentais, numa mistura eclética de muitos estilos como a improvisação, a música eletro-acústica, exótica, blues, pop, entre outros.

Os espectáulos e atividades do segundo fim de semana vão ter lugar no Teatro Municipal de Vila do Conde, Auditório Municipal de Vila do Conde, Solar Galeria de Arte Cinemática e Palacete Melo.

O Festival conta com várias atividades de acesso gratuito. O bilhete para os espetáculos tem o preço único de 5 € e no dia 24 de setembro permite acesso a dois espetáculos: Diogo Tudela & Supernova Ensemble + Mike Cooper.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter