Subida dos preços generalizada em janeiro

O ano novo vai ficar marcado pelo aumento generalizado de preços que os consumidores vão pagar pelos serviços que usam no dia-a-dia.

A eletricidade aumenta para quem está no mercado regulado, mas também para os clientes que já passaram para o liberalizado. As portagens e os transportes também registam acréscimos, assim como as rendas.

O preço da eletricidade para as famílias do mercado regulado vai subir, em média, 0,2% no próximo ano. Para os consumidores que permaneçam no mercado regulado ou que, estando no mercado livre, tenham optado por tarifa equiparada, a variação média anual das tarifas transitórias de venda a clientes finais em baixa tensão é de 0,2%”.

Já os consumidores da tarifa social vão beneficiar de um desconto de 33,8% sobre as tarifas de venda a clientes finais. No mercado liberalizado, as tarifas de eletricidade da EDP Comercial vão subir em média 2,4% em 2022, o que corresponde a um acréscimo na fatura das famílias de cerca de 90 cêntimos por mês.

Já a Endesa vai manter os preços da eletricidade para as famílias e pequenos negócios. Por sua vez, a Galp vai aumentar os preços da eletricidade a partir de 01 de janeiro, uma subida que rondará os 2,7 euros mensais para as potências contratadas mais representativas.

As rendas vão subir 0,43% em 2022, depois de congeladas este ano, representando um aumento de cerca de 43 cêntimos por cada 100 euros de renda.

O preço das portagens nas autoestradas deverá aumentar 1,84% em 2022, tendo em conta a taxa de inflação homóloga. Em 2020 e 2021 os preços das portagens não foram alterados, após quatro anos consecutivos de subidas.

O preço dos transportes públicos a partir de 1 de janeiro de 2022 é atualizado em 0,57%. Os preços dos passes sociais no Porto vão manter-se em 2022, segundo o presidente da Área Metropolitana.

Nas comunicações, a Nowo disse à Lusa que, “não estão previstas quaisquer atualizações de preço” pela operadora de comunicações eletrónicas.

Já a Meo, da Altice Portugal, “procederá a uma atualização do preço base da mensalidade em tarifários/pacotes, com efeitos a 1 de janeiro de 2022, de acordo com as condições contratuais”, disse fonte oficial.

As restantes operadoras ainda não deram a conhecer a sua decisão.

O preço da inspeção obrigatória de automóveis ligeiros aumenta para 31,80 euros e o de pesados para 47,59 euros a partir de 1 de janeiro, segundo uma deliberação publicada no Diário da República. Já a tarifa base da reinspeção de inspeções aumenta para 6,48 euros.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter