SMAS da Maia pretendem elevar marco da redução de perdas de água para 14% até 2028

Foto A Santos

Os SMAS da Maia pretendem atingir um novo marco na prevenção e eliminação das perdas de água. Em nota informativa os SMAS afirmam que até 2028 querem atingir os 14% de redução das perdas de água no sistema de distribuição.

Por isso, é agora iniciada uma parceria, desta vez com a empresa Luságua do Grupo AQUAPOR, S.A, com vista à melhoria da eficiência hídrica no município.
“Gerir devidamente a Água – um bem essencial à Vida – é das maiores preocupações dos SMAS da Maia, enquanto entidade gestora do setor”, que agrega cerca de 645 Kms de condutas e ramais de abastecimento no concelho. Na nota é referido que, “entre 2019 e 2023, os SMAS da Maia avançaram com a implementação de modelo de gestão eficiente e sustentável deste recurso, em parceria com a empresa Aqualevel do Grupo Indaqua, S.A. contribuindo para a redução das perdas de água no município da Maia, para mais de metade dos valores iniciais, colocando os SMAS da Maia em lugar de destaque no panorama nacional”.

Com esta nova parceria, os SMAS preveem ações que incluem “desde a melhoria do sistema de telegestão, a execução de obras que permitam aumentar o grau de setorização da rede com novas zonas de medição e controlo e zonas de gestão de pressão, a pesquisa ativa de fugas e fraudes e a renovação do parque de contadores”, pode ler-se na mesma nota.

Este projeto integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento dos SMAS da Maia 2030, aliado às demais ações estratégicas delineadas e à melhoria do desempenho operacional-financeiro-comercial, “contribuirá decisivamente para que os SMAS da Maia atinjam o mérito de serviços de água de excelência para todos, assegurando eficácia, eficiência e sustentabilidade”, pode ainda ler-se na nota informativa.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter