O arquiteto Álvaro Siza Vieira, autor do projeto do prestigiado e premiado edifício da agência bancária do então Banco Borges & Irmão, atual BPI, voltou a visitar o local.
Siza Vieira esteve em Vila do Conde, com o executivo autárquico e com técnicos do município, para colaborar na elaboração do dossiê de classificação do prédio como imóvel de interesse público. O objetivo do encontro foi enriquecer os conteúdos históricos e técnicos do documento.
Inaugurado em 1986, o edifício foi o único projeto português a ser galardoado com o prestigiado prémio de arquitetura Mies van der Rohe, logo em 1988, na sua primeira edição. Este prémio, que consagra arquitetos da União Europeia, possibilitou o reconhecimento nacional e internacional do arquiteto Siza Vieira, que anos mais tarde viria a receber o Prémio Pritzker, considerado o prémio nobel da arquitetura.
A sua forma arredondada, considerada inovadora e provocadora, trouxe e continua a trazer muitos visitantes a Vila do Conde, sobretudo estrangeiros, para visitar a agência bancária, que integra o mapa de arquitetura da região do Porto, editado pela Ordem dos Arquitetos.
A integração do edifício na paisagem envolvente do centro histórico da cidade e a sua relação e diálogo com dois monumentos tão importantes e identitários de Vila do Conde como a Igreja Matriz e o Mosteiro de Santa Clara, torna-o, um elemento diferenciador e um marco na arquitetura vilacondense e, naturalmente, na arquitetura portuguesa.