Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude percorrem a Maia em 24 horas

Foto: A. Santos

Os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) estão na Maia. Chegaram ontem, dia 26, às 15h00. Um grupo de Jovens percorre mais de 10 espaços, diversas igrejas e instituições do concelho, até às 15h00 de hoje, altura em que a entrega à vigararia de Matosinhos.

Esta manhã, acompanhamos a estadia de cerca de meia hora no Centro Comunitário de Vermoim/Sobreiro na Maia, onde vários utentes da instituição se reuniram para um momento de introspeção com a comitiva de jovens que faz o transporte dos símbolos.

Os encontros têm tido muita participação e têm sido “uma festa da fé”, sublinhou Ana Gonçalves, da Paróquia de Corim e que integra o grupo de jovens. “Para mim, tem sido muito importante ver como as pessoas se comovem na presença dos símbolos e verificar que eles não são apenas dos jovens, mas sim de todos”, referiu a jovem maiata.

A vice-presidente da Câmara da Maia, Emília Santos, esteve nesta receção dos símbolos da JMJ, reforçando que, particularmente, e em representação da Câmara da Maia, está do lado “de todos os jovens que integram a peregrinação e de toda esta comunidade que os acolhe”.

Jornada dos símbolos JMJ:

Os Símbolos da JMJ encontram-se na Diocese do Porto, onde vão estar até dia 30 de outubro de 2022, percorrendo as várias Paróquias da Diocese.

A entrega aos jovens portugueses da Cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, realizou-se no dia 22 de novembro de 2020, Solenidade de Cristo Rei.

Entre novembro de 2021 e julho de 2023, os símbolos da JMJ vão peregrinar pelas 21 Dioceses de Portugal, anunciando assim o maior encontro de jovens do mundo que está agendado para o verão de 2023, em Lisboa.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter