Na sequência da recomposição dos órgãos diretivos da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), ocorrida em dezembro passado, o presidente da Câmara Municipal da Maia, Silva Tiago, foi designado como representante efetivo da associação no Conselho Nacional de Habitação para o atual mandato autárquico.
Esta escolha surge após o calendário eleitoral, que após as Autárquicas de outubro ditaram os novos titulares dos órgãos da ANMP.
A designação é encarada como um reforço da relevância política estratégica da Maia, reforçando o seu papel na definição e acompanhamento de políticas públicas de habitação a nível nacional.
Numa nota informativa da Câmara da Maia, é referido que “a presença direta neste órgão consultivo permitirá: contribuir para soluções mais justas e sustentáveis, alinhadas com as reais necessidades dos territórios; aproximar as decisões nacionais da realidade dos municípios (…); participar ativamente nos grandes desafios nacionais (…)”.
O presidente da Câmara Municipal da Maia, Silva Tiago, considera esta nova função como “mais uma missão” que assume com “total espírito de serviço”. O autarca acrescenta: “Creio que poderei ser útil, colocando ao serviço da comunidade nacional, o “know-how” que fui acumulando enquanto autarca responsável pelas políticas municipais de habitação no meu concelho”.
