Semana Europeia da Mobilidade na Maia arranca com apresentação do novo Transporte Público e Pedido

Foto DR

A Maia adere, mais uma vez, à Semana Europeia da Mobilidade, que vai já na sua 21.ª edição e que se assinala entre os dias 16 e 22 de setembro. O tema central deste ano é “Melhores Ligações” e o slogan da campanha, “Combina e Move-te!”, sendo que vai manter-se nas futuras edições.

O objetivo é continuar a encorajar a adoção de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável, consciencializar os cidadãos para os efeitos que as suas escolhas de um modo de transporte terão na qualidade do ambiente, promover a intermodalidade e proporcionar aos cidadãos uma oportunidade para redescobrir a sua cidade, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável.

Os cinco pilares de “Melhores ligações” são as Pessoas, Lugares, Transportes públicos, Planeamento e Políticas.
A temática deste ano procura realçar e fomentar sinergias entre pessoas e lugares que ofereçam o seu conhecimento, criatividade e dedicação para aumentar a consciência sobre a mobilidade sustentável e promover mudanças comportamentais a favor da mobilidade ativa, para além de alcançar e estabelecer ligações entre grupos já existentes e consolidados, e novos públicos.

À semelhança do que já aconteceu em anos anteriores, não vão faltar atividades, entre as quais jogos interativos relacionados com a temática da mobilidade suave e neutralidade carbónica, na Praça do Município; promoção de várias campanhas e ações de sensibilização sobre mobilidade sustentável e acessibilidade para todos no município; ações para os mais pequenos, versando a segurança rodoviária – Minipolícias na Praça e Escola de Ciclismo; exposições diversas sobre a promoção da mobilidade, transportes públicos e melhores ligações; exercícios de segurança e prevenção de queda em trotinetes e bicicletas e a realização de um pedipaper, à volta da temática do Guia de Visitação do BaZe – Living Lab.

Destaque, ainda, para o lançamento de um concurso juvenil de ideias, para identificar desafios, propostas, projetos e conceitos que contribuam para uma mobilidade mais sustentável e eficiente.
Para além das atividades dinâmicas da semana todos os anos são implementadas uma série de medidas, que adquirem carácter definitivo. A esse nível, na Maia, destaca-se a implementação de “zonas 30” (áreas cujo limite de circulação máximo é de 30 kms/hora) e, este ano, a Maia vai lançar no seu território o Transporte Público a Pedido (TPP).

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter