Semana da Mobilidade abre em festa na Maia

Foto: A. Santos

O presidente da Câmara da Maia, Silva Tiago, abriu esta manhã a Semana da Mobilidade colocando o enfoque na redução do uso do automóvel nas cidades, ao longo das próximas décadas.

Em especial, os veículos movidos a combustível fóssil verão a sua utilização cada vez mais reduzida nas zonas urbanas, defendeu o autarca, que, por outro lado, reafirma que a política do município maiato assenta em criar condições para uma cada vez maior utilização dos transportes públicos.

E lembrou, em declarações à comunicação social, que a Maia “faz parte de um núcleo restrito de seis municípios, que é accionista da STCP; a Maia integra ainda um grupo de municípios, a AMP – Área Metropolitana do Porto, que também é accionista da Metro do Porto; temos um concurso público internacional a chegar ao seu fim para se conhecer quem é o adjudicatário das operações privadas em todos os concelhos da AMP, incluindo aqui na Maia”. Por tudo isto, o edil mostra-se muito otimista quanto ao futuro próximo de disponibilidade de transportes públicos.

Ainda esta semana, o município vai apresentar o novo serviço de Transporte Público a Pedido no concelho e apresentará as chamadas “Zonas 30”, áreas urbanas onde não é possível circular a mais de 30 kms/hora.

A vereadora do Ambiente, Marta Peneda, deixa o convite a todos os maiatos para que venham à praça, “a pé, de bicicleta, de metro, de trotinete, para que possam usufruir das diversas iniciativas que aqui estão disponíveis”.

As ações constituem uma sensibilização para a questão ambiental, sustenta Marta Peneda, “no que respeita à nossa estratégia maior, a neutralidade carbónica”.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter