Sábado na Maia com várias ações culturais do programa Metropolitano MATER17

Projeto Mater17

O programa MATER 17 da Área Metropolitana do Porto com o apoio da Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia vai preencher este sábado, dia 4, com diversas atividades no Fórum da Maia.

O evento inclui a apresentação de criações artísticas feitas pela comunidade, apresentação do Cor(p)o Metropolitano, Visitas Orientadas sobre o Ciclo do Linho, Jogos Tradicionais e a exibição de documentário sobre as “Canastras Florais”.

«A terra-mãe que abraça 17 municípios num território diverso e único, entre as montanhas e o mar, as cidades e a natureza, onde se encontram comunidades com identidade própria e uma memória partilhada. O evento inclui a apresentação de criações artísticas feitas pela comunidade, apresentação do Cor(p)o Metropolitano, Visitas Orientadas, Jogos Tradicionais, exibição de Documentários, e o regresso do Sons no Património para a sua 4ª edição, com concertos intimistas de grandes músicos, em lugares que sabem a história. O MATER 17 é uma proposta de exploração profunda da diversidade identitária da AMP, mas também um convite alargado a percorrer as fundações desta casa territorial comum, de portas abertas», refere a organização.

Programa:

O Ciclo do Linho: do cultivo ao uso, do nascimento à morte – Galeria D. Manuel II no Fórum da Maia – 10h00 às 12h00 – Visita Orientada

Inscrições: https://forms.gle/gc8gAw8Rn3xBJMwu6

«À data de 1940, a Maia foi um dos concelhos do distrito do Porto onde a manufatura do linho era exercida, com uma forte ligação entre o lavrador e o tear, razão pela qual o linho que se cultiva hoje seja o mesmo que se pode encontrar nos textos mais antigos. Ligada a esta produção estão modos de vida, tradições, saberes e cantares, bem como o papel do linho na medicina popular e nas crenças, que devemos manter vivos e que iremos mostrar a todos quantos nos visitem».

A visita será acompanhada por técnicos do Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, e pela D. Helena, artesã maiata, conhecedora das artes do linho.

O evento decorrerá sob as orientações da Direção Geral de Saúde. Obrigatória a apresentação do Certificado Digital COVID-19 da União Europeia ou comprovativo de teste negativo até 48 horas antes do evento. Uso obrigatório de máscara.

Maia em Festa. Canastras Florais – Café Concerto, Fórum da Maia – 11h00 – Projeção documentário (PIAMP)

«Exibição pública da obra documental do projeto Património Imaterial da Área Metropolitana do Porto (PIAMP) que imortalizam em som e imagem vislumbres da alma de todo um território».

O tema escolhido pelo Município da Maia para registo foi, “As canastras florais maiatas”, inseridas no cortejo que se realiza anualmente na freguesia de Nogueira da Maia, localidade onde hoje ainda podemos avistar uma paisagem salpicada de pontos verdes, sinais existentes de ruralidade.

O evento decorrerá sob as orientações da Direção Geral de Saúde. Obrigatória a apresentação do Certificado Digital COVID-19 da União Europeia ou comprovativo de teste negativo até 48 horas antes do evento. Uso obrigatório de máscara.

Circuito de Jogos Tradicionais – Praça do Fórum da Maia – 14h00 às 16h00 – Jogos tradicionais populares.

«Há poucas coisas mais belas que passar conhecimento de geração em geração! E se essa partilha puder ser feita com diversão e em família?

Esta atividade é um mergulho nas práticas lúdicas de ontem, para que permaneçam sempre.»

O circuito de jogos tradicionais compreende a dinamização de um circuito de 10 jogos tradicionais, pretendendo-se promover, de forma segura, o regresso ao convívio entre os membros das comunidades, entre diferentes gerações, no património e espaços públicos do Município.

Concerto – 16h00 – Cor(p)o Metropolitano – Grande Auditório do Fórum da Maia.

“Foi na comunidade que a nossa história começou. Quando do eu fomos capazes de passar ao nós e lhe demos uma determinada configuração histórica, espiritual e ética”.

(In “O que é amar um país” – O poder da esperança” de José Tolentino de Mendonça)

Um projeto Revolução d’Alegria com coordenação artística de Sara Yasmine e António Serginho.

«Com o olhar debruçado sobre geografias que se tocam e que, juntas, formam a atual Área Metropolitana do Porto, convocámos vozes dos 17 municípios que a constituem, para formar um corpo polifónico que, em conjunto, se propõe a cantar o território a partir do seu património material e imaterial.

Este Cor(p)o Metropolitano apresenta-se como um coro intermunicipal, composto por 17 partes de um todo, capaz de mapear o território e as suas comunidades, numa partilha de pensamento sobre si próprias e sobre os lugares do seu lugar, a partir do trabalho vocal e da prática artística colaborativa.»

O evento decorrerá sob as orientações da Direção Geral de Saúde. Obrigatória a apresentação do Certificado Digital COVID-19 da União Europeia ou comprovativo de teste negativo até 48 horas antes do evento. Uso obrigatório de máscara.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter