A rua Eng.º Frederico Ulrich, na zona industrial da Maia, é uma das mais movimentadas no que concerne ao tráfego de pesados de mercadorias. E os danos no piso têm sido visíveis, nos últimos tempos.
Há vários paralelos da via levantados, deslocados e alguns danificam até automóveis que passam, noutros casos, causam acidentes a peões com os consequentes danos físicos.
Elísio Oliveira é um dos residentes próximos da rua Eng.º Frederico Ulrich que se queixa, pois foi vítima de um destes acidentes. Não só existe a dificuldade dos paralelos deslocados e a saltarem quando passam veículos, como sublinha Elísio Oliveira, há o problema do excesso de velocidade com que ali se deslocam os automóveis.
Este munícipe da Urbanização dos Campos Verdes já alertou a Junta de Freguesia de Moreira e a Câmara Municipal da Maia e alerta para a necessidade de obras nesta estrada. Disse-nos que ainda não obteve resposta das entidades.
Por outro lado, este morador na Campos Verdes refere outro problema que afeta a população da área. É que a Rua Nova do Carvalhido – onde o pavimento aluiu à passagem de um camião em 2022 – continua intransitável e, por isso, há mais afluxo de trânsito pela Rua dos Campos Verdes.
No que respeita às obras necessárias nestas ruas que sofreram aluimentos e cujo tráfego de pesados tem degradado os pisos, apurámos junto do presidente da Câmara da Maia que haverá muito em breve uma intervenção que tratará de realizar obras estruturais nas principais vias afetadas em todas as freguesias. Já foi realizado um concurso internacional no valor de 10 milhões de euros para este propósito.