Restrições para o Ano Novo já estão em vigor

Restrições para o Ano Novo já então em vigor
vila do conde

 

 

O ano de 2021 está quase a acabar, o mesmo não se passa com a pandemia por Covid-19. A vacinação tem sido fundamental para a redução de mortos e internamentos, apesar do número de novos casos continuarem a aumentar (tendo ontem Portugal alcançado mais um recorde).

Desde as 00:00 de hoje entraram em vigor algumas restrições.

Assim, hoje e até ao final do dia de sábado será obrigatória a apresentação de um teste negativo para entrar em restaurantes, casinos e festas de passagem de ano.

Na via pública estão proibidos ajuntamentos de mais de 10 pessoas, bem como o consumo de bebidas alcoólicas.

O reforço das restrições durante a época festiva surge em resposta ao agravamento da situação epidemiológica devido à nova variante Ómicron do SARS-CoV-2, que já é dominante em Portugal, e numa altura em que o país regista novos máximos de infeções diárias (26.867 casos na quarta-feira) e um aumento exponencial da incidência e do índice de transmissibilidade.
O Governo recomenda ainda a realização de testes de diagnóstico, evitar encontros com muita gente em espaços fechados, pequenos e pouco arejados e evitar estar muito tempo sem máscara.

Até dia 9 de janeiro, é também obrigatório um teste negativo para o acesso a hotéis e estabelecimentos de alojamento local, para eventos empresariais e festas familiares, como casamentos ou batizados, e para eventos desportivos e culturais, independentemente do número de espetadores.

A lotação dos espaços comerciais foi limitada a uma pessoa por cada cinco metros quadrados para evitar ajuntamentos que acontecem na semana a seguir ao Natal para trocas de presentes.

Portugal Continental está em situação de calamidade desde 1 de dezembro devido ao aumento do número de casos.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter