Renovado o protocolo com parceiros do projeto ‘Maia a Crescer com a Ciência – LABS.Maia’

Foto A Santos

O município da Maia, o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S) e a Bial – Portela & C.ª SA assinaram esta manhã de quinta-feira, dia 15, nos Paços do Concelho, um protocolo de colaboração.

A assinatura deste protocolo surge no âmbito das comemorações do 5º aniversário do projeto ‘Maia a Crescer com a Ciência – LABS.Maia’.

O objetivo principal centra-se no ensino experimental das ciências direcionado para a comunidade em geral e, em particular, para as crianças que frequentam a educação pré-escolar e os alunos dos ensinos básico e secundário, que se vai desenvolver nas instalações municipais da Quinta da Gruta, na freguesia do Castelo da Maia.

O protocolo assinala um reforço do projeto, dado que, depois de ter sido equipado o LABS.Maia (de Biologia e Saúde) sediado na Quinta da Gruta (edifício municipal no Castelo da Maia), o acordo vai possibilitar agora melhorar os laboratórios de ciências existentes nas escolas do 2º ciclo do ensino básico.

Na primeira fase do projeto, de acordo com a vice-presidente da Câmara da Maia, Emília Santos, a autarquia “adquiriu um autocarro para poder transportar os alunos, turma a turma, para cumprir a agenda desse protocolo. Entretanto, nos anos seguintes, fomos fazendo o levantamento das necessidades existentes nos laboratórios de Biologia das escolas do 3º ciclo e do ensino secundário, e com base neste projeto, foi adquirido pela BIAL esse equipamento que permitiu fazer esse reforço, que significa uma aposta na ciência”.

Nesta segunda fase de renovação do protocolo, vão ser melhorados os equipamentos dos laboratórios das escolas do 2º ciclo, permitindo alargar o projeto aos alunos mais novos do concelho.

Emília Santos frisou que os responsáveis dos agrupamentos escolares e os docentes têm considerado que “a ciência é, de facto, construtora do conhecimento e é com base nesta premissa que alargámos o protocolo, numa consideração que é sentida por todos os parceiros”.

A assinatura do protocolo contou com a presença, além da vice-presidente da Câmara da Maia Emília Santos, de Cláudio Sunkel, pela I3S, e de José Redondo, vice-presidente da BIAL.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter