Registadas 129 ocorrências entre as 20:00 de segunda-feira e as 07:00 de hoje devido ao mau tempo

Registadas 129 ocorrências entre as 20:00 de segunda-feira e as 07:00 de hoje devido ao mau tempo
Foto: Getty Images

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil registou entre as 20:00 de segunda-feira e as 07:00 desta terça-feira 129 ocorrências devido ao mau tempo, a maioria nos distritos de Viseu, Guarda, Coimbra, Braga e Porto.

Desde as 20:00 de ontem [segunda-feira], hora em que foi emitido o alerta [de mau tempo], e as 07:00 de hoje há a registar 129 ocorrências, que envolveram 438 operacionais e 188 meios terrestres”, disse à Lusa o comandante à sala de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Segundo Elísio Pereira, as regiões Norte e Centro foram as mais afetadas pelo mau tempo, com ocorrências nos distritos de Viseu, Guarda, Coimbra, Braga e Porto.

Por tipologia, a queda de árvores foi a ocorrência que se registou em maior número, seguido de queda de estruturas e algumas inundações, limpezas de vias e movimento de massas”, indicou.

De acordo com o comandante, na Sub-região Viseu, Dão e Lafões foram registadas 20 ocorrências, nas Beiras e Serra da Estrela 12, Alto Minho nove, Área Metropolitana do Porto oito e região de Coimbra com sete.

Todas as outras Sub-regiões têm números de ocorrências inferiores. No que diz respeito à agitação marítima, até ao momento não temos registo de nenhuma ocorrência”, disse.

Segundo o IPMA, o estado do tempo em Portugal continental está a ser “influenciado pela ação conjunta de um anticiclone localizado na região dos Açores e da depressão Fien, induzindo uma forte corrente de noroeste sobre o continente com o transporte de uma massa de ar polar marítimo”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter