A missão “Sorrisos com Esperança – SOS Ucrânia” chegou à Maia esta noite.
À chegada à Maia, o autocarro com 54 refugiados e a equipa da Missão (liderada nesta viagem pelo Vereador da Proteção Civil, Mário Neves) tinham à sua espera o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, a Vice-Presidente, Emília Santos e a Cônsul da Ucrânia no Porto, além do Presidente da Junta de Freguesia de Moreira e alguns ucranianos familiares de refugiados.
«Como era expetável a emoção foi muito grande, em certos momentos superada mesmo pela comoção, mas também houve sorrisos de esperança e até uma canção cantada em português por uma menina ucraniana que desse modo quis expressar: Obrigado!» – refere o diário da Missão publicado pela Câmara da Maia.
António Silva Tiago admitiu que agora pela frente “há ainda muito trabalho para ajudar todos a integrarem-se na nossa comunidade e a esquecer, até onde for possível, a tragédia que está a acontecer-lhes…”.
O Presidente agradeceu também, com particular destaque, “o empenho, dedicação e inexcedível entrega solidária e fraterna, realçando o trabalho quer daqueles que foram na missão em viagem, como dos que ficaram a apoiar a logística e a preparar a integração dos refugiados”.
“Sejam bem vindos à Maia” foi também a expressão emocionada de Emília Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal.
