Os reembolsos do IRS começaram esta sexta-feira a chegar aos contribuintes, cinco dias úteis após o início da entrega das declarações referentes aos rendimentos de 2021, informou esta sexta-feira o Ministério das Finanças.
Em comunicado, o Ministério adianta que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) processou os primeiros reembolsos de IRS, que chegam a partir desta sexta-feira às contas dos contribuintes, realçando que a campanha está a decorrer com normalidade e sem constrangimentos.
“A partir desta sexta-feira, o processamento de reembolsos entra também em velocidade de cruzeiro, demorando cerca de três dias úteis entre o processamento da ordem de reembolso (após liquidação da declaração) e a entrada na conta bancária do contribuinte”, é referido na nota.
Até às 18:00 de quinta-feira, tinham sido submetidas mais de 1,3 milhões de declarações de IRS pelos contribuintes. Destas, 48% foram submetidas através do IRS automático
A entrega da declaração anual dos rendimentos obtidos em 2021 iniciou-se em 01 de abril e termina em 30 de junho.
Em declarações à Lusa, antes do início da campanha do IRS, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, disse que este ano, pela primeira vez, a nota de liquidação do IRS juntará à informação que já disponibiliza (valor do rendimento, deduções, retenção na fonte ou desconto proporcionado pelo município, por exemplo) a taxa efetiva de imposto paga pelo contribuinte.
O objetivo é, precisou Mendonça Mendes, mostrar a cada contribuinte quanto paga efetivamente de imposto.