Recolha de rolhas de cortiça rende 900 árvores a Vila do Conde

Recolha de rolhas de cortiça rende 900 árvores a Vila do Conde
CARTAZ_A3_ROLHAS_MUNICIPIOS

No âmbito do projeto “Rolha a Rolha Semeie a Recolha”, que está inserido no programa nacional Green Cork, o município de Vila do Conde, com o apoio da Lipor, da Quercus e de outros parceiros, implementou a recolha seletiva porta-a-porta de rolhas de cortiça em 56 estabelecimentos de restauração e similares.

Conforme estabelecido no projeto, é atribuída uma árvore autóctone por cada 50 rolhas recolhidas. Até ao momento, foram já entregues cerca de 900 árvores que vão ser plantadas no concelho, em áreas do projeto “Arboretos Urbanos” da rede de Arboretos.

Com esta iniciativa, que contribui para a concretização do conceito de “Smart Cities”, Vila do Conde pretende promover a valorização do capital natural do território e sensibilizar a comunidade para a adoção de práticas mais sustentáveis de economia circular e de combate às alterações climáticas.

Desde 2008, o programa Green Cork, com o objetivo de incentivar a reciclagem da cortiça e contribuir para a reflorestação em Portugal, já permitiu a recolha de mais de 98 milhões de rolhas e a plantação de mais de um milhão de árvores.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter