Dois jovens de 16 anos foram detidos esta terça-feira, dia 26, pelas 08h00, em Ermesinde, em cumprimento de dois mandados de detenção emitidos pela autoridade judiciária na sequência de roubos.
Os jovens estudantes e residentes em Ermesinde estão fortemente indiciados da prática de diversos crimes violentos e graves, com particular incidência em roubos levados a cabo nos concelhos de Valongo, Maia e Gondomar durante este ano.
“A prova até ao momento recolhida permitiu indiciar os suspeitos, ambos de 16 anos, estudantes, e residentes em Ermesinde (Valongo), da prática de pelo menos oito crimes de roubo com ameaça e agressão a jovens (alguns deles menores). Os suspeitos, reincidentes na prática de crimes violentos, estão ainda indiciados a um assalto à mão armada a um posto de combustível e a uma situação de sequestro”, informa a nota emitida pela PSP.
A polícia revela ainda que estes jovens estavam indiciados de outros sete crimes, antes de atingirem a maioridade penal (16 anos).
A PSP explica que os detidos, “apesar da sua tenra idade, atuavam em comunhão de esforços abordando maioritariamente vitimas em locais públicos, destacando-se as plataformas das estações ferroviárias e de metro, onde ameaçavam e por vezes agrediam as suas vítimas subtraindo-lhes bens e dinheiro. Em alguns dos casos, os suspeitos, sob ameaça, coagiam as vítimas a acompanhá-los a ATM’s para efetuarem levantamentos monetários”.
Na mesma nota, a PSP acrescenta que foram feitas “buscas domiciliárias” e executados “reconhecimentos” por parte das vítimas, tendo sido possível “recolher prova importante que permite associar os suspeitos à execução de inúmeros ilícitos”.
Os detidos foram hoje presentes perante as autoridades judiciárias.