Proposta do PSD sobre combate à violência contra idosos aprovada por unanimidade

Trabalhadores das IPSS e misericórdias marcam greve para 31 de maio
Imagem arquivo

Os deputados aprovaram hoje por unanimidade uma proposta do PSD de alteração ao Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) sobre reforço da prevenção e combate à violência contra as pessoas idosas.

A iniciativa prevê, ao longo de 2023, o desenvolvimento de estratégias de prevenção e combate à violência contra pessoas idosas, visando uma intervenção “o mais precocemente possível”.

“No âmbito das estratégias de prevenção e combate, referidas no número anterior, é elaborado um plano intersetorial de formação especializada que será objeto de uma avaliação semestral contendo as recomendações que se considerem necessárias, sendo estas remetidas às entidades competentes para a sua implementação”, prevê a proposta dos social-democratas.

Os crimes de violência doméstica contra idosos estão a aumentar, com o último relatório da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) a reportar que este tipo de crimes aumentou 12% em 2021.

No debate em plenário que antecedeu o início da votação na especialidade das propostas de alteração ao OE2023, a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, referiu que o Governo “acompanha” esta proposta do PSD, acentuado que o combate à violência sobre idosos é uma “prioridade da agenda do Governo”.

O parlamento iniciou hoje a discussão e votação da proposta de OE2023 na especialidade e das 1.857 propostas de alteração. A votação final global está agendada para sexta-feira.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter