Prometida há 24 anos, obra da nova esquadra da PSP de Vila do Conde foi adjudicada

Prometida há 24 anos, obra da nova esquadra da PSP de Vila do Conde foi adjudicada
PSP VC terreno_foto cm-viladoconde

A obra para a construção da nova esquadra da PSP em Vila do Conde, já foi adjudicada, anunciou o presidente da Câmara Municipal.

Vítor Costa revelou que a construção foi adjudicada por 3,5 milhões de euros, e acredita que os trabalhos arranquem ainda este ano e terminem em 2025. A Câmara Municipal será a responsável pela empreitada, mas o financiamento virá do Orçamento de Estado.

A nova esquadra da PSP, prometida há 24 anos, será construída num terreno cedido pela autarquia e vai substituir as atuais instalações desta força policial, que funcionam num edifício municipal. O novo edifício vai albergar, para além da esquadra da PSP local, a Divisão (que superintende as esquadras de Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Santo Tirso), bem como a 8.ª Esquadra da Divisão de Investigação Criminal (até agora sedeada nas Caxinas) e a de Trânsito, localizada na Póvoa de Varzim.

Depois de mais de duas décadas de adiamentos, o protocolo de cooperação entre a Câmara de Vila do Conde (que doou o terreno), o MAI e a PSP foi, finalmente, assinado em julho de 2019. A Câmara já tinha o projeto pronto e o terreno – na avenida Baltazar do Couto – há muito reservado.

O presidente da Câmara explicou, esta semana, que falta ainda a publicação de uma portaria do Governo, o que deve acontecer nas próximas semanas, para que o processo siga para o Tribunal de Contas para o visto final.

A atual esquadra já não tem as condições que se exige para que os agentes que cuidam da nossa segurança exerçam a suas funções. A obra terá um prazo de execução de 18 meses, mas, já prevendo algum atraso, julgo que em dois anos, no máximo, estará concluída”, aventou Vítor Costa.

Quanto às atuais instalações da PSP em Vila do Conde, o autarca referiu que serão reconvertidas para utilização das associações do concelho.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter