Projeto +Desporto na Maia torna o desporto mais inclusivo

Foto CMM

“+Desporto” é o nome do projeto que foi apresentado, esta sexta-feira, no salão nobre da Câmara Municipal da Maia e que visa promover a inclusão social. Resulta de uma candidatura ao Portugal Inovação Social, liderada pela Try All Sports, em parceria com a Academia dos Champs, o Clube de Karaté da Maia e o Acroclube da Maia e no qual o Município maiato é investidor social.

Na prática, o novo projeto da autarquia pretende envolver as crianças entre os 10 e os 15 anos, especialmente as residentes nos empreendimentos de habitação social, em sessões semanais das diferentes modalidades de prática desportiva.

Este será um instrumento de intervenção para o desenvolvimento e melhoramento de competências transferíveis para os seus percursos de vida, fomentando sentimentos de valorização, sucesso e positividade. Um clima emocional positivo, que o projeto pretende que seja, depois, transferido para o contexto social, familiar e pessoal.

É cada vez mais reconhecido que a prática desportiva contribui para para a promoção da inclusão, a aquisição de hábitos de vida saudável e a formação integral das crianças e jovens e dos valores que devem guiar a vivência em sociedade.

O valor do projeto “+Desporto” ronda os 120 mil euros, sendo que 30% do valor total é assegurado pelo investidor social Câmara Municipal da Maia e 70% do valor será assegurado pelo financiamento público.

O projeto vai decorrer durante 18 meses abrangendo 120 jovens, distribuídos em igual número por cada um dos parceiros. (30 por cada parceiro).

O presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, acredita que a solução proposta é “mais eficaz no combate a estes problemas sociais, que muitas vezes se torna geracional por falta de experiências diferenciadas”.

Na apresentação pública, que contou com a presença do diretor regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Dias, o vereador do Desporto, Hernâni Ribeiro, sublinhou o facto de este programa ajudar o Município a cumprir um desígnio que é que “na Maia o desporto seja, de facto, para todos”.

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter