Projeto de alunos da Secundária da Maia e da FEUP distinguido pela National Geographic

Escola Secundária da Maia_Foto A. Santos

O projeto inovador – cápsula Clea – criou uma alternativa biodegradável às embalagens plásticas de gel de banho, desenvolvendo cápsulas de dose única, que reduzem a poluição plástica nos oceanos.

Uma equipa de quatro alunos da Escola Secundária da Maia, em conjunto com três investigadoras do Departamento de Engenharia Química e Biológica (DEQB) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), desenvolveu esta solução que pretende substituir o gel de duche acondicionado numa embalagem de plástico por cápsulas unidose.

A Clea foi concebida por Nuno Aroso, Isabel Oliveira, Maria Toga e Vasco Cardoso. Foi o único projeto português distinguido com uma bolsa Slingshot da National Geographic Society, este ano.

O desafio foi lançado aos alunos do 12º ano, numa aula de química, onde foi pedido para desenvolver um projeto inovador, o que levou os quatro a procurar uma solução que reduzisse a quantidade de plástico que é desperdiçada na área dos cosméticos.

No futuro, os quatro maiatos esperam vender a cápsula para marcas já existentes no mercado e estender a marca Clea a várias áreas de cosméticos, como os champôs, os amaciadores e os cremes. Para já, estão a tratar do registo da ideia e da marca.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter