Programa “Música a partir do berço” na Maia contempla concertos pedagógicos de entrada livre

Foto cedida por CM Maia

A Fundação Conservatório de Música e a Câmara da Maia estão a levar aos berçários e creches do concelho o programa “Música a partir do berço” para crianças dos zero aos três anos.

Ao todo serão abrangidas 18 instituições e contempladas 750 crianças. O programa decorre ao longo do ano letivo e deverá acontecer também por mais dois anos letivos, de acordo com a coordenadora pedagógica Ana Sacramento.

Nas escolas, são dadas ferramentas técnicas a quem acompanha as crianças para prosseguir com o programa, também se incluem as famílias com a dinamização de oficinas dedicadas. E são promovidos ao longo do ano letivo alguns concertos pedagógicos para bebés e crianças pequenas em vários locais do concelho com entrada livre.

Já no próximo domingo terá lugar o segundo concerto didático deste programa – o primeiro foi no dia 10 em Águas Santas – que decorrerá às 10h30, na Casa do Povo de Vermoim, Cidade da Maia.

Através do programa “Música a partir do berço”, uma equipa de professores de música capacitada para trabalhar com bebés, vai ajudá-los a descobrir a realidade sonora que os envolve e a despertar para o mundo da música.

Ao tomar contacto regular com as expressões do mundo acústico, a que a música pertence, a criança vai recebendo estímulos sensoriais que promovem o seu desenvolvimento intelectual e incrementam a sua tomada de consciência sobre o tempo e o espaço, assim como a aquisição de competências de expressão corporal e verbal.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter