Programa de Saúde Sénior 60+ chega a mais de 3 mil utentes e continua a inovar em 2024

Foto Mário Santos CM Maia

O Programa Municipal de Saúde Sénior 60+ vai chegar a 3052 utentes de 20 respostas sociais do concelho da Maia. A cerimónia protocolar para a sua implementação aconteceu esta terça feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

O início da cerimónia deu-se com um apontamento musical por alunos do Conservatório de Música da Maia.

O município da Maia tem desenvolvido um conjunto de políticas direcionadas a todos os munícipes, com especial atenção à comunidade sénior maiata. A Câmara Municipal tem vindo a promover, desde a década de 90, um conjunto de atividades especialmente dirigidas à população idosa residente no concelho, abrangendo áreas tão diversificadas como o lazer, a cultura, a atividade física e desportiva, o encontro entre gerações, com o objetivo de promover o envelhecimento ativo e saudável.

“Enquanto líder desta nossa grande comunidade concelhia, cabe-me afirmar, que faz parte da minha visão estratégica para o futuro de confiança que todos almejamos, respeitar e valorizar o estatuto da população sénior do concelho, procurando através do programa Saúde Sénior 60+, promover o envelhecimento ativo, numa vida de qualidade, que seja completa e saudável em todas as dimensões da existência humana”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, António Silva Tiago.

O Programa Municipal de Saúde Sénior 60+ encontra-se em fase de expansão, a cada ano, com o acréscimo de projetos envolvidos e ações dinamizadas junto das Respostas Sociais e dos Centros de Dia no concelho.

Os projetos desenvolvem-se em áreas tão diversas como a saúde oral e otorrinolaringologia, a educação alimentar, a psicologia e saúde mental, o treino cognitivo, os primeiros socorros e risco de queda, o Maia Masterchef 60+, a terapia do riso e o workshop culinária 60+.

Da agenda fazem parte o Música 60+; o Dia Internacional do Idoso; o Encontro Internacional de Saúde Mental e o Café com Memória.

O programa é desenvolvido em estreita colaboração com algumas Instituições Públicas e Solidárias do município, assim como com um conjunto de parceiros académicos, a quem o edil da Maia agradeceu “o relevante empenho e disponibilidade”.

São parceiros do programa a Escola Superior de Saúde de Santa Maria, a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, a Universidade da Maia e a Universidade Fernando Pessoa.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter