Programa de Saúde Escolar da Maia chega a mais de 5 mil alunos

Foto Mário Santos CM Maia

O Programa de Saúde Escolar do Município da Maia, no ano letivo 2023/2024, vai chegar a 5356 alunos de 265 turmas da rede pública e da rede solidária do concelho.

Esta terça-feira, dia 21, realizou-se a cerimónia protocolar que permite a sua implementação, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Comparativamente com o ano passado, regista-se um aumento de 59% no que respeita ao número de turmas participantes e de 35% no que concerne o número de alunos abrangidos.

A vice-presidente da autarquia maiata e vereadora com os pelouros da Saúde e da Educação entregou os protocolos às entidades envolvidas no programa, nomeadamente sete agrupamentos escolares, instituições particulares de solidariedade social, instituições de ensino superior, padrinhos, madrinhas e embaixador.

Emília Santos recordou que o programa existe há 18 anos, ou seja, “muito antes” daquilo que são as competências transferidas da Administração Central para a Administração Local. “Isto significa que o município da Maia sempre defendeu como competências próprias aquilo que é a prevenção e a promoção da saúde e bem-estar da sua população”.

Emília Santos frisou que “é da nossa responsabilidade cuidar dos nossos e ter um efeito a partir dos mais pequenos”, já que eles “são umas esponjinhas, absorvem tudo e já levam os conhecimentos para os pais”.

O município da Maia tem nos últimos anos prosseguido uma política pro-ativa direcionada à comunidade escolar, apostando na criação de gerações mais responsáveis e mais saudáveis no concelho.

A vereadora da Saúde adiantou que, no próximo ano letivo já está a ser alinhado um Programa de Saúde Escolar com maior incidência na Saúde Mental, já que, nas escolas, nota-se que os alunos apresentam maiores fragilidades nesta área, referiu ainda Emília Santos.

A iniciativa conta com a parceria científica do Agrupamento dos Centros de Saúde ACES Maia/Valongo, parceiro comum em todos os projetos; da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto no projeto de educação alimentar; da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte nos projetos de prevenção solar e prevenção do tabagismo; da Escola Superior de Saúde Santa Maria no projeto de educação postural; do Instituto Português do Sangue e da Transplantação no projeto de saúde e cidadania; da Unidade Autónoma de Gestão de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Universitário de São João no projeto de saúde mental; do Instituto Nacional de Emergência Médica e Delegação Regional do Norte do INEM no projeto de emergência médica; da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto no projeto de saúde visual.

Desde o ano passado, passaram a incluir o programa de saúde escolar dois debates dirigidos aos alunos dos 9.º e 10.º relacionados com saúde e afetos e adolescência sem violência, que conta com a parceria da Universidade da Maia.

Presentes na cerimónia estiveram as madrinhas – a campeã olímpica Fernanda Ribeiro e a apresentadora de televisão Alexandra Martins. São ainda padrinhos do programa de Saúde Escolar, o Chef Hernâni Ermida, o piloto Renato Pita, o médico Fernando Póvoas e a estilista Katty Xiomara, que, por motivos profissionais, não puderam estar presentes no evento.

O embaixador para o programa de saúde escolar 2023/2024 é o Futebol Clube do Porto, que se fez representar na cerimónia.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter