Principais incêndios mobilizam hoje 1.800 operacionais e 580 viaturas no combate

Principais incêndios mobilizam hoje 1.800 operacionais e 580 viaturas no combate
Incêndio Viana Ponte da Barca Gerês (Foto PM)

 

Os sete principais incêndios a lavrar hoje em Portugal continental estavam às 12h45 a ser combatidos por mais de 1.800 operacionais, apoiados por quase 580 viaturas e 19 meios aéreos, segundo a Proteção Civil.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) dá conta de que no fogo que deflagrou na segunda-feira no concelho de Arouca, distrito de Aveiro (e que já passou para o concelho de Castelo de Paiva), estão envolvidos 780 operacionais, 267 viaturas e sete meios aéreos.

Este é o fogo de maiores dimensões e ainda por dominar.

O incêndio que se iniciou no sábado no concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), e que esta manhã alastrou ao concelho vizinho de Terras de Bouro, distrito de Braga, está a ser combatido por 386 operacionais, 126 viaturas e cinco meios aéreos.

Já no incêndio que deflagrou na terça-feira no concelho de Penafiel, distrito do Porto, estão envolvidos 159 operacionais, apoiados por 43 viaturas e dois meios aéreos.

A meio da manhã, no concelho de Seia, distrito da Guarda, deflagrou um incêndio que está a ser combatido por 180 operacionais, 54 viaturas e três meios aéreos.

O fogo de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, teve início ao final da noite de segunda-feira e está a ser combatido por 167 operacionais, apoiados por 52 viaturas e sem meios aéreos.

No concelho de Cinfães, distrito de Viseu, o incêndio que deflagrou pelas 06h10 de terça-feira está a ser combatido por 67 operacionais, apoiados por 18 viaturas e um meio aéreo.

Às 09h50 de hoje chegou o alerta para um fogo no concelho de Paredes, distrito do Porto, onde estão envolvidos 75 operacionais e 18 viaturas.

Na lista de ocorrências significativas da Proteção Civil constam ainda os fogos de Nisa, Santarém e Sever do Vouga, que, apesar de estarem em resolução, mobilizam ainda centenas de bombeiros.

Às 12:30, de acordo com a GNR, registavam-se cortes na Autoestrada 41, no distrito do Porto, e nas Estradas Nacionais 225 (distrito de Aveiro) e 18 (distritos de Castelo Branco e Portalegre).

 

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter