Primeiros deslocados da Ucrânia chegaram hoje à Maia

Nataliya Khmil na visita de Marcelo Rebelo de Sousa à Maia em 2018 (Foto de Nataliya Khmil)

Os primeiros refugiados de guerra ucranianos chegaram este sábado à Maia. A representante do Alto Comissariado das Migrações refere que chegaram sete pessoas para serem acolhidos por familiares.

Nataliya Khmil, Representante dos Ucranianos no Alto Comissariado das Migrações, cionfirmou na CNN Portugal que já chegou à Maia e Baguim do Monte, concelho de Gondomar, uma carrinha com nove refugiados da Ucrânia.

Trata-se da “primeira carrinha que enviámos com produtos alimentares” e que agora regressa com nove deslocados, que “ficarão alojadas em casa de familiares”, revelou a responsável esta manhã de sábado, dia 5 de março.

As casas situadas na Maia e em Baguim do Monte, em Gondomar, serão o futuro próximo destas famílias, disse.

A vontade de ajudar tem vindo de muitos ucranianos radicados nesta região, incluindo também muitos russos, que manifestam o pesar pela guerra de forma anónima, deixando bilhetes em que lamentam a guerra e expressam solidariedade.

A Maia tem uma grande comunidade de russos e ucranianos perfeitamente integrada no concelho e que, naturalmente, mostra-se disposta a receber amigos e familiares ou mesmo conterrâneos que não conhecem.

Estas primeiras pessoas deslocadas da Ucrânia ficam nas casas de familiares a viverem na Maia e Baguim do Monte.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter