O presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, acompanhado pela vereadora Carla Peixoto, e pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia (responsável pela obra), Rui Maia, visitou as obras do novo empreendimento habitacional, lançado há quatro meses, pela ministra da habitação Marina Gonçalves.
O projeto foi contratualizado entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde.
A obra está em pleno desenvolvimento, com a construção, numa fase inicial, dos primeiros 76 fogos, dos 122 planeados. A estratégia local de habitação prevê a construção de 658 habitações para as famílias locais com carência económica e que vivem em condições habitacionais consideradas indignas.
Além das habitações, está prevista a criação de espaços sociais e uma comunidade energética que surgirá na cobertura dos edifícios, fornecendo energia de forma eficiente.
Vítor Costa expressou a sua satisfação com o progresso da obra, salientando que “é um momento muito feliz que cumpre um dos nossos compromissos para com os vilacondenses: a construção de habitação tão necessária para a comunidade”, ressalvando a importância de cumprir o cronograma rigoroso, com a entrega prevista das primeiras 76 habitações para o Natal de 2024.
No primeiro semestre do próximo ano deve arrancar também a construção de mais um empreendimento com 46 habitações em Touguinha.