Prevalência de Cancro da Mama na Maia (2%) é superior à média da ARS Norte (1,8%)

Foto Freepik

Todos são convidados a participar no “Laço Humano”, esta tarde na Maia, gesto simbólico, que visa essencialmente levar os cidadãos a efetuarem rastreios para que seja possível um diagnóstico precoce da doença. De acordo com Emília Santos, vereadora com o pelouro da Saúde, importa realizar com este “Laço Humano” uma imagem marcante para veicular a mensagem da prevenção, dado que “a prevalência deste tipo de cancro no concelho tem vindo a crescer desde 2012 e, neste momento, cifra-se em 2%, superior à média da ARS Norte, que está nos 1,8%”.

Assim, considera Emília Santos, “temos todos a responsabilidade de sensibilizar homens e mulheres – cancro da mama não atinge só mulheres – para despertar para o rastreio e diagnóstico precoce”.

No concelho existem condições para estes rastreios, sublinha a vereadora, Emília Santos.

O “Laço Humano” que estava previsto formar-se na sexta-feira, em frente a Câmara da Maia, mas foi adiado para esta segunda-feira, às 16h00.

“Devido à previsão de mau tempo, que coloca a Maia sob aviso amarelo”, a realização da iniciativa, inserida no Outubro Rosa, foi adiada para segunda-feira, dia 31, à mesma hora, 16h00, em frente à Câmara Municipal.

Durante o mês de outubro, a autarquia maiata desenvolveu e promoveu várias ações solidárias com o objetivo de desafiar a comunidade a juntar-se a este movimento, em parceria com a Associação Testemunhar é Ajudar.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter