Presidente da AMP garante que a ligação de metro ISMAI-Trofa vai avançar nas “próximas semanas”

Atropelamento obriga ao corte da linha verde do Metro em Pias
Foto A Santos (Arquivo)

Numa entrevista recente ao Porto Canal, o presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP) garantiu que os projetos das linhas de metro de Gondomar e da Maia entre ISMAI e Trofa serão lançados nas “próximas semanas”.

Eduardo Vítor Rodrigues sublinhou que se trata da “consumação de um antigo compromisso político”, que deverá agora avançar e que “o PRR e o Portugal 2030 têm que ter os instrumentos para financiar estes projetos”.

A nova linha de Gondomar ligará o Souto ao Estádio do Dragão numa extensão de 6,7 quilómetros e nove estações. Já a linha ISMAI-Trofa constituída também por nove estações vai fazer a ligação que faltava entre a Maia, Estação do ISMAI até ao Muro, na Trofa.

As ligações de metro têm garantidas verbas da União Europeia, através do programa Sustentável 2030, num total de 3,7 mil milhões de euros, refere ainda o Porto Canal.

Recorde-se que é uma reivindicação da Maia e da Trofa que já leva 21 anos, altura em que o comboio passou na Trofa pela última vez. A promessa do metro tem sido consecutivamente adiada, embora esteja prevista desde a primeira fase da implementação do metro.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter