Praça montada, bilhetes à venda, mas a Tourada em Vila do Conde não está autorizada

A Câmara Municipal de Vila do Conde terá indeferido o pedido de licença para a realização da tourada em Ferreiró, marcada para dia 23 de julho. A notícia foi avançada pelo jornal Público, apesar de a organização já ter montado a praça amovível em terreno privado e anunciado a venda dos bilhetes.

Segundo disse o presidente da autarquia, Vítor Costa, ao jornal, “para acompanhar os nossos princípios e valores não queremos touradas” e alegou não existiram condições para a realização do evento, visto que viola “normas legais e regulamentares” relacionadas com a localização da praça de touros amovível.

A Câmara de Vila do Conde alega que as vias envolventes de acesso ao local “não têm largura suficiente para estacionamento ou para o acesso de um veículo de emergência”e que a existência de obras nas imediações e o “estado de contingência de perigo de incêndios” são também motivos para a não atribuição da licença.

Segundo o jornal Público, para o dia 23 de julho, estão marcadas duas manifestações anti touradas, organizadas pelas associações Acção Direta e Vila do Conde Animal Save – o que também terá pesado na decisão.

Apesar de, na semana passada, Vítor Costa ter dado 48 horas para a desmontagem da estrutura, tal não foi feito. Ao diário, o presidente da associação promotora do evento, a Associação Juntos Pelo Mundo Rural, garantiu a legalidade da praça de touros que “foi montada num terreno rústico e privado e a sua segurança foi atestada por um técnico”. Acrescenta que “em nenhum momento a lei diz que o pedido de licenciamento tem de ser feito antes, durante ou após o evento”.

Luís Gusmão afirmou ainda que ainda não tinha sido avisado da decisão da Câmara e que, por isso, os bilhetes continuavam à venda. A corrida terá licença da Inspeção-Geral das Atividades Culturais, o que o dirigente associativo acredita ser suficiente para avançar.

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter