Portugal sai da Maia a perder com a Chéquia na Taça Davis

Nuno Borges e Francisco Cabral (Foto: © Miguel Pinto/FPT)

A Seleção portuguesa começou o dia, na Maia, a vencer o par. A grande forma de Jiri Lehecka decidiu a eliminatória.

Portugal perdeu, este domingo, com a Chéquia por 3-1 e falhou o apuramento para a fase final da Taça Davis by Rakuten pela primeira vez na história. A seleção nacional masculina voltará, em setembro, a jogar a eliminatória do Grupo Mundial 1.

Em desvantagem após os dois encontros de singulares da jornada inaugural, Portugal precisava de vencer o encontro de pares e começou o dia a celebrar: novamente lado a lado num palco de boas memórias, Nuno Borges e Francisco Cabral derrotaram Tomas Machac e Adam Pavlasek em duas partidas, por 7-5 e 7-6(4), e pintaram de esperança as bancadas lotadas do Complexo Municipal de Ténis da Maia.

O encontro foi longo (2h13) e muito disputado do início ao fim, com o equilíbrio a manter-se (Borges e Cabral venceram 99 pontos, mais sete do que os adversários) e o apoio do público português a ajudar a dupla nortenha a celebrar a primeira vitória lusa do fim de semana.

Depois, João Sousa tentou contrariar o favoritismo de Jiri Lehecka, mas o checo, número 39 mundial após um Australian Open brilhante que o viu atingir os quartos de final, voltou a demonstrar ser o jogador em melhor forma ao longo do fim de semana e triunfou com os parciais de 6-4 e 6-1. Assinada em 1h25, a vitória selou a eliminatória e “enviou” a Chéquia para a fase final da Taça Davis by Rakuten.

Quanto a Portugal, voltará a jogar, em setembro, a eliminatória do Grupo Mundial I (a mesma na qual derrotou o Brasil há sensivelmente cinco meses) com o objetivo de regressar a esta ronda de acesso à fase final da competição.

João Sousa afirmou: “Não há muito a dizer, sinto deceção e frustração. Mas quer eu, quer a equipa demos tudo o que tínhamos. Só que eles jogaram bem e foram melhores do que nós. Acreditámos que podíamos dar a volta, mas não foi isso que aconteceu.”

O maiato Nuno Borges referiu: “Se estivesse 1-1 no final do primeiro dia, se eu tivesse jogado um bocadinho melhor e se tivesse desgastado mais o meu adversário acho que podia ter sido diferente, mas isto não é só querer. Ninguém queria isto mais do que eu, quanto muito queriam o mesmo, e no par joguei mesmo como se não tivesse mais nenhum encontro pela frente.”

Francisco Cabral considerou que se partiu para o segundo dia “a perder por dois a zero, estávamos obrigados a ganhar o par para nos mantermos vivos e talvez tenha sido por isso que começámos mais tensos e nervosos, mas fizemos o que toda a gente faz, tanto os que jogaram como os que não jogaram, o fisioterapeuta, o preparador físico e os treinadores: demos tudo o que tínhamos.”

Rui Machado, capitão de Portugal fez um balanço de “orgulho” no grupo, assim como tenho “na forma como chegaram aqui, com muita disponibilidade e muito profissionalismo. (…) Viemos aqui para tentar fazer história e demos o nosso melhor. Tentámos tudo por tudo e passámos essa mensagem. Só nos faltou uma única coisa, que foi ganhar.”

“Não fizemos história ao passar ao Grupo Mundial, mas vamos fazendo história a jogar com um estádio cheio. A Maia era grande para nós, agora já é ajustada à nossa equipa e isso também é fazer história para o ténis português”, concluiu o algarvio de 38 anos.

Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis considerou que “esta eliminatória era equilibrada há duas ou três semanas, mas deixou de o ser quando o melhor jogador deles foi aos quartos de final do Australian Open, o que fez com que chegasse aqui com uma confiança fora do normal. Obviamente que partirmos para o dia de hoje com uma desvantagem de 0-2 complicou a nossa missão, porque estando a jogar em desvantagem a pressão vem para o nosso lado e isso muda tudo.”

Por fim, o presidente da FPT agradeceu “ao público, que foi fantástico, aos nossos jogadores, que deram tudo, à comunicação social que apareceu em força e à minha equipa, que tem feito organizações fantásticas aos mais variados níveis de provas”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter