Porto entre as cidades que vão liderar a neutralidade carbónica na Europa até 2030

(Esta e outras notícias em https://noticiasprimeiramao.pt)
Porto

 

Porto, Lisboa e Guimarães foram escolhidas para a chamada ‘Missão Cidades’ da UE, desafio que integra 100 cidades europeias “neutras e inteligentes” que estarão na linha da frente da neutralidade carbónica até 2030”.

Ao longo do processo de candidaturas para ingressar o projeto, a Comissão Europeia recebeu cerca de 400, sendo que desse total apenas 100 países foram selecionados. As cidades escolhidas terão acesso a financiamento através do programa Horizonte Europa e de outras fontes de apoio para atingir o objetivo que será a descarbonização nos próximos oito anos.

As zonas urbanas albergam 75% dos cidadãos da UE e, globalmente, consomem mais de 65% da energia do mundo, sendo responsáveis por mais de 70% das emissões de CO2.

A Comissão Europeia vai disponibilizar um total de 360 milhões de euros de financiamento do ‘Horizonte Europa’, durante o período 2022-2023, com a pretensão de solidificar o caminho da inovação para a neutralidade climática até 2030. Além do apoio monetário, as 100 cidades vão receber ainda ajuda técnica e legal.

 

 

 

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter