Porto Editora, empresa da Maia, anunciou que “guerra” é a Palavra do Ano 2022

Foto premiada no WPP2022 de Amber Bracken

Com 53% dos votos, “guerra” foi eleita Palavra do Ano 2022. O vocábulo eleito, com o maior valor percentual de votos de sempre, remete-nos para a invasão da Ucrânia pela Rússia, que deu início ao maior conflito militar na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

A segunda palavra mais votada foi “inflação”, com 18,8%, e a terceira foi “urgências”, que conquistou 6,6% dos votos. Seguem-se as palavras “rainha”, “energia”, “seca”, “abusos”, “ciberataque”, “nuclear” e “juros”.

A Palavra do Ano espelha os principais acontecimentos e preocupações coletivas que marcaram 2022. A lista de 10 candidatas, que esteve em votação durante o mês de dezembro, é o resultado de mais de 7 mil sugestões recebidas em www.palavradoano.pt e das principais palavras pesquisadas ao longo do ano no Dicionário da Língua Portuguesa em www.infopedia.pt .

«Este permanente trabalho de observação e de acompanhamento da realidade da língua portuguesa permite à Infopédia e à Porto Editora realçar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da nossa língua, acentuando o poder das palavras no quotidiano da sociedade», pode ler-se na nota informativa da Porto Editora, empresa com sede na Maia.

Em 2021, “vacina” foi eleita a Palavra do Ano.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter