Vão ser construídas seis novas unidades de saúde no distrito do Porto, com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O país vai ganhar 31 unidades que vão custar cerca de 61 milhões de euros, de acordo com noticia o Jornal de Notícias.
Na região Norte serão construídas 10 novas unidades. Uma no Porto, duas em Penafiel e uma em cada um dos seguintes municípios: Paços de Ferreira, Vila do Conde, Gondomar, Espinho, Armamar, Arouca e Braga.
As 31 unidades constam do segundo aviso de candidatura do PRR e juntam-se aos 52 projetos já aprovados, refere o jornal. O objetivo é construir 100 unidades de saúde até 2026, esperando-se que 20 delas estejam terminadas ainda este ano.
O Norte de Portugal tem ainda um terço das requalificações previstas, com os fundos disponibilizados nesta segunda fase para intervenções em 176 edifícios. Apesar de ser a região com mais projetos, ascendendo às 67 contra as 33 na região de Lisboa e Vale do Tejo, o investimento é pouco superior. Na região Norte o investimento cifra-se pouco acima dos 17 milhões de euros, já em Lisboa e Vale do Tejo o valor investido ascenderá aos 15,7 milhões de euros.