Portalegre celebra legado de José Régio nos 124 anos do seu nascimento

Portalegre celebra legado de José Régio nos 124 anos do seu nascimento
Museu José Régio Portalegre cartaz

 

Esta quarta-feira passam 124 anos do nascimento de José Régio, o poeta de Vila do Conde que escolheu Portalegre como segunda terra.

A Câmara Municipal de Portalegre assinala o nascimento de uma das figuras mais marcantes da literatura portuguesa do século XX, “poeta, professor e pensador que deixou uma profunda marca na cidade”.

A partir das 10h00, a Casa Museu José Régio recebe uma visita guiada e um atelier temático intitulado “O que vestia o Professor José Maria”. Durante a atividade, os vão selecionar peças em papel reciclado para vestir a figura simbólica do professor José Maria dos Reis Pereira, numa abordagem criativa à sua memória e estilo pessoal.

As comemorações prosseguem no dia 25 de setembro, pelas 16h00, com uma conferência intitulada “Agustina/Régio – Uma amizade singular”, conduzida por Mónica Bessa-Luís Baldaque.

O evento pretende explorar a rica correspondência trocada entre José Régio e Agustina Bessa-Luís, revelando reflexões sobre literatura, vivências pessoais e os sentimentos que uniam os dois escritores”, explica o município.

José Régio, pseudónimo de José Maria dos Reis Pereira, nasceu em Vila do Conde a 17 de setembro de 1901 e faleceu na mesma cidade em dezembro de1969. Licenciado em Filologia Românica pela Universidade de Coimbra, foi professor de Português e Francês em Portalegre durante mais de três décadas.

Fundador da revista Presença, foi um dos principais nomes do movimento literário do segundo modernismo português. A sua obra abrange poesia, teatro, romance, conto, crítica literária e ensaio. Entre os seus livros mais conhecidos estão Poemas de Deus e do Diabo (1925), Benilde ou a Virgem-Mãe (1947) e A Velha Casa, uma série de seis volumes.

Além da escrita, Régio foi um colecionador apaixonado de arte sacra e popular, e deixou também uma marca como desenhador e pintor. A sua visão da literatura como expressão autêntica da personalidade artística influenciou gerações de escritores.

 

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter