No próximo sábado, dia 3, realiza-se um Almoço Solidário na Casa da Agra, na Maia, junto ao Parque de S. Pedro de Avioso, para ajudar a Anocas. É uma jovem bem conhecida da Maia, que há 14 anos que luta pela vida, pois tem um tumor cerebral inoperável.
Como a quimioterapia não resultou, Anocas está a fazer outros tratamentos naturais, que não são apoiados pelo Estado. A mãe da jovem, Alexandrina Pinto, revela que já no início do ano sentenciavam que a filha tinha poucas semanas de vida, mas já passaram cinco meses…
A Anocas tem 17 anos, sofre de um tumor cerebral inoperável e, desde que foi diagnosticado o problema de saúde, por volta dos anos de idade, tem vivido uma aventura de luta pela vida. Sempre a adiar os limites que lhe vão comunicando. A sua mãe, Alexandrina Pinto, também guerreira, considera este percurso um verdadeiro milagre.
Mas o trabalho de Alexandrina Pinto tem sido fundamental na angariação de verbas para ajudar a melhorar a vida da Anocas, com tratamentos de medicina alternativa e natural, que não são comparticipados pelo Estado. Alexandrina Pinto salienta que só os eventos de solidariedade e a ajuda direta da população e de amigos tem viabilizado os tratamentos. Por isso, afirma, “a Anocas é de todos…só cá está porque as pessoas a apoiam”.
Numa iniciativa inédita, Alexandrina está agora a levar a cabo uma ideia, que tem todos os ingredientes para conseguir concretizar-se – levar a efeito 17 eventos gastronómicos um pouco por todo o país, pelos 17 anos de vida da Anocas.
Assim, já se realizaram em Silves, Oeiras e Amarante. Estão agendados ainda eventos para Águeda, na próxima sexta-feira, dia 2 de junho, e no próximo sábado, dia 3, na Maia.
O 5º evento será na Maia, com um almoço no sábado, dia 3. Um almoço solidário, pelas 12h30, na Casa da Agra, perto do Parque de S. Pedro de Avioso, e que contará com a participação musical de Bruna Costa e Tozé Santos.