Polícia Sempre Presente vai a 3000 escolas com a operação “Internet Mais Segura”

Polícia Sempre Presente - Operação "Internet Mais Segura"
PSP Internet

A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a realizar uma operação de prevenção para alertar para alguns dos riscos associados à utilização das novas tecnologias, mas também transmitir alguns conselhos de prevenção e de utilização da internet de forma mais segura.

A “Internet Mais Segura” visa em especial os jovens e será primordialmente concretizada nos 3000 estabelecimentos de ensino.

De entre os vários riscos já identificados, na edição da operação deste ano a PSP alerta para a especial necessidade de os cidadãos se manterem atentos aos riscos: disseminação de informação falsa, adulterada, dúbia ou enganadora/desinformação; cyberbullying; divulgação de vídeos de cariz íntimo, como meio de chantagem e aliciamento online.

A PSP explica que aposta no policiamento de proximidade, já com várias décadas de experiência, é hoje cada vez mais transportada para o mundo digital, apoiando as pessoas a interagir com segurança neste domínio e prevenindo a prática de crimes. É nesse contexto que, para além da intervenção informativa em meio escolar, a PSP constitui-se como parceiro do programa “Eusoudigital”.

Disponível a todos os cidadãos com pouco ou nenhum contacto com a internet, destina-se em particular a adultos com mais de 45 anos que pretendam adquirir competências digitais básicas facilitadoras do quotidiano por intermédio do acesso a ferramentas digitais de comunicação, como pesquisas online e utilização de redes sociais, com salvaguarda dos aspetos essenciais da utilização da internet em segurança e privacidade.

Por intermédio desta intervenção, a PSP pretende contribuir de forma relevante para criar condições de melhor adaptação às novas realidades sociais e de emprego, diminuindo os riscos de exclusão digital e vitimização cibercriminal e, igualmente, combater o isolamento social e familiar.

Neste contexto, 397 Polícias afetos ao policiamento de proximidade já integram o corpo de mentores a nível nacional, apoiando ativamente a causa de promoção da capacitação digital segura da comunidade sénior, auxiliando-a no recurso às novas tecnologias e diminuindo a sua vulnerabilidade no que diz respeito à cibercriminalidade. Também no contexto desta operação, os polícias da PSP continuarão a disponibilizar apoio em sessões de mentoria em todo o território nacional agendadas por intermédio do sítio oficial do programa https://www.eusoudigital.pt/.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter